Como se livrar de lesmas que atacam as plantas? Eles não vão voltar


As lesmas são gastrópodes que se encontram frequentemente no jardim ou horta, entre as nossas plantas. Essas pragas nem sempre são bem-vindas e, por boas razões, causam muitos danos às plantas. De fato, as lesmas se alimentam de brotos jovens com textura macia, mas também de flores, frutas e até caules e botões. As lesmas também podem atacar mudas e mudas e, portanto, prejudicar o cultivo de suas plantas. Dito isso, confira estas 10 soluções para se livrar das lesmas.

Assim como os caracóis, as lesmas podem prejudicar seu jardim ou hortas. Para eliminar esses gastrópodes e proteger suas plantas, você pode usar essas dicas simples e naturais.

Dez soluções a adotar para se livrar das lesmas 

Para afastar as lesmas que assolam suas plantas, várias soluções naturais estão disponíveis para você.

Folhagem danificada por uma lesma

  1. Borra de café para repelir lesmas

Polvilhar grãos de café na base das  plantas atacadas ajuda a manter as lesmas longe de suas plantas.

  1. Cerveja para se livrar de lesmas

Para se livrar das lesmas que atacam suas plantas, encha um recipiente com cerveja e coloque-o perto de suas plantas. As lesmas atraídas pela cerveja  se afogarão no recipiente. 

  1. Plantas repelentes  para repelir lesmas

Certas plantas são eficazes  em repelir lesmas.  É o caso do ciclâmen, begônia, capuchinha, lavanda ou hortelã. Você pode optar por cultivar essas plantas repelentes  ao lado das plantas atacadas por esses gastrópodes. Você também pode usar essas plantas repelentes para preparar a água de irrigação que protegerá suas plantas. Para isso, macere uma ou mais plantas em dez litros de água e utilize esta solução  para regar as plantas que deseja proteger.

lesma

  1. Mulch o solo  para evitar ataques de lesmas

Para dificultar o movimento dos gastrópodes e evitar que eles se aproximem de suas plantas, é aconselhável  instalar uma cobertura morta nas áreas infectadas.  Isso pode ser feito de lantejoulas de linho ou vagens de cacau.

  1. Abóbora para pegar lesmas

As lesmas gostam de se alimentar de abóbora. Você pode cortar meia abóbora e mantê-la em seu jardim. As lesmas se  alimentam desse vegetal  e, portanto, ficam perto de suas plantas. Isto é o que lhe permitirá  capturá-los facilmente  e se livrar deles.

Pegue as lesmas

  1. Cascas de ovos para repelir lesmas

Cascas  de ovos são benéficas para as plantas.  Além de nutrir o solo graças ao seu conteúdo mineral, eles são eficazes para evitar que as lesmas ataquem suas plantas. Para fazer isso, basta espalhar grandes pedaços de casca de ovo no pé de suas plantas. Os ângulos agudos das conchas  impedem que as lesmas  se aproximem de suas plantas.

  1. Evite a umidade para não atrair lesmas

Lesmas gostam de um ambiente úmido. Portanto, é aconselhável  manter o jardim seco,  especialmente à noite, para evitar que esses gastrópodes invadam suas plantas. Para isso,  prefira regar pela manhã.

  1. cânhamo para se  livrar de lesmas

A cobertura de cânhamo é muito eficaz para suas plantas. Limita  o crescimento de ervas daninhas,  além  de conservar a umidade do solo.  A cobertura de cânhamo também é muito útil para evitar que lesmas se aproximem de suas plantas. De fato, o cânhamo impede o movimento dessas pragas indesejadas. Observe que você também pode cobrir o solo com areia ou cinzas de madeira.

  1. Uma decocção de alho  para repelir lesmas

A decocção de alho é um repelente natural eficaz para manter as lesmas longe de suas plantas. Para fazer isso, ferva cinco dentes de alho em um litro de água em uma panela. Espere até que  o nível da água diminua em um terço  e retire a panela do fogo. Deixe a mistura esfriar e depois coe. Transfira sua solução para um spray  e pulverize nas plantas jovens que deseja proteger.  Repita esta operação a cada 2 ou 3 dias.

  1. Uma tábua de madeira  para eliminar lesmas

Quando o tempo estiver úmido, coloque pranchas de madeira nas áreas mais afetadas por lesmas. Esses gastrópodes amantes da umidade se refugiarão lá,  e você só terá que levantar as tábuas para pegar as lesmas à mão. Embora esta solução seja demorada, é eficaz, especialmente  para capturar pequenas lesmas cinzentas  que são difíceis de detectar.

Se tem lesmas no seu jardim e quer livrar-se delas, não hesite em adotar estas poucas soluções sem recorrer a produtos químicos.


Tecnologia do Blogger.