Furinhos no queijo coalho


Entre 2004 e o primeiro semestre de 2008 foram notificados pela Vigilância Epidemiológica da Paraíba, 42 casos de surtos alimentares. Verificou-se que 23,8% dos surtos estavam relacionados a queijos (aproximadamente 10 casos). 

Queijo Coalho:

É obtido por coagulação do leite por meio de coalho, complementada ou não pela ação de bactérias lácteas selecionadas, classificado como queijo de média a alta umidade. (Ministério da Agricultura. Portaria n° 146, de 7 de março de 1996. Regulamento Técnico de Identidade e  Qualidade de Queijos)

No nordeste, o queijo coalho é bastante consumido, porém, na maioria das vezes é fabricado de forma artesanal e em queijarias de pequeno a médio porte. Dessa forma o queijo coalho apresenta alguns problemas de relevância para a saúde pública, pelo potencial risco de causar doenças transmitidas pelo alimento. 

RISCOS: 

Matéria prima: O leite, a principal matéria prima para fabricação do queijo coalho, pode apresentar um alto índice de microrganismos. 

Higiene: A falta de higiene dos funcionários e equipamentos. 

BPF: A grande maioria das empresas que fabricam o queijo coalho desconhecem ou não utilizam as "Boas Práticas de Fabricação" (BPF), que fornecem medidas de higiene adequadas para a fabricação de alimentos.

Feira Livre: Atenção! Na maioria das vezes encontramos os queijos sendo vendidos em feiras sem refrigeração e misturados com outros alimentos crus. A grande maioria dos consumidores ainda acham que o melhor queijo coalho é esse vendido na barraquinha da feira. Porém os queijo devem ser vendidos sob refrigeração e separados dos outros alimentos crus, para assim garantir a qualidade e evitar a multiplicação dos microrganismos.


Furinhos: Cuidado! Muitos consumidores acham que quanto mais furinhos no queijo mais gostoso ele é. Os furinhos são chamados de olhaduras e podem ser de duas origens:

1. No momento da enformagem do queijo durante a produção. É importante ressaltar que em alguns queijos os furinhos são desejáveis.

2. Bactérias do tipo coliformes, que provocam diarreia e infecção.


DICAS do Guia Alimento Seguro: 

1. Dê preferência ao queijo coalho com menos furinhos. 

2. Observe se o local é refrigerado. Evite comprá-los sem refrigeração.

3. Verifique o prazo de validade, se embalagem está intacta, se o queijo está bem consistente, com cor e aspecto normais para o consumo.
Tecnologia do Blogger.