Quem tem cisto no ovário pode engravidar? Médico explica

Existem vários tipos de cisto no ovário, com características, tratamentos e consequências diferentes, sendo mais predominantes em mulheres que já têm algum distúrbio hormonal ou ovário policístico. Mas a grande dúvida de quem sofre com o problema é em relação à possibilidade de engravidar. “Dependendo do cisto, ele realmente impede a mulher de ter filhos”, afirma o  ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”.

Como diagnosticar?
Ele explica que todos os tipos de cisto podem ser detectados em exames de rotina e, na maioria dos casos, não há nenhum sintoma. “O cisto só gera algum sintoma quando cresce e passa a comprimir as terminações nervosas dos órgãos, gerando dor, ou quando se rompe ou torce”, diz.
Mas a maioria das mulheres demora a descobrir que tem cisto. “Digamos que você foi ao ginecologista esta semana e no mês seguinte, na ovulação, ocorre de ter um cisto funcional que vira um cisto hemorrágico e começa a crescer. Teoricamente só se iria descobrir depois de um ano, no próximo check-up. Possivelmente ele vai crescer e pode romper. Mas às vezes ele para de crescer e na consulta seguinte você vai detectá-lo e o ginecologista dirá se tem necessidade de tratamento cirúrgico”, explica.
Em alguns casos, dor pode ser sintoma



Tratamento para cisto no ovário

De acordo com o médico, o tratamento pode ser clínico, com medicamentos e hormônios, ou cirúrgico, dependendo do tipo de cisto, do tamanho, do crescimento e do risco de romper ou torcer. “Geralmente quando cresce demais ou rompe é necessário fazer cirurgia”, diz.

Vou poder engravidar?

“Em alguns casos, a retirada do cisto não impede a mulher de engravidar. Mas há casos mais graves em que só a retirada do cisto não é suficiente e é preciso também retirar o ovário, o que pode comprometer a fertilidade”, finaliza. O seu caso, em específico, só poderá ser avaliado por um médico.
Vimos em http://www.bolsademulher.com/
Tecnologia do Blogger.