Header Ads

9 coisas que nunca devem ir ao microondas, mas que você já deve ter levado

Prático, o micro-ondas é um dos eletrodomésticos indispensáveis na vida das famílias e principalmente de quem mora sozinho. Contudo, para que ele dure mais e não seja protagonista de acidentes domésticos, é preciso ficar de olho em algumas regras básicas de uso.

O que não pode ir ao micro-ondas: alimentos
Copo com água
Esquentar um copo com água no micro-ondas é uma prática comum, mas que não é tão inofensiva quanto parece. No eletrodoméstico, as moléculas de água são aquecidas por igual, mas as bolhas de ar presentes na lateral do recipiente não saem do lugar. Com isso, basta uma movimentação mínima para que as bolhas se desprendam, causando uma explosão do líquido.
Ovo


Alguns alimentos não combinam com o micro-ondas, Colocar um ovo inteiro no micro-ondas, além de perigoso, pode resultar em um eletrodoméstico todo sujo por dentro. A alta temperatura aumenta a pressão dentro do ovo, o que pode fazer com que ele exploda.
Alimentos com casca fina
Batata, tomate e salsicha são alimentos com casca fina que retêm o vapor quando cozidos no micro-ondas. Se usar o eletrodoméstico for a única opção, a dica é perfurar a casca para facilitar a saída do vapor.
O que não pode ir ao micro-ondas: recipientes proibidos
A personal organizer Ingrid Lisboa lista quais tipos de recipientes não podem ir ao micro-ondas.
AcrílicoA especialista destaca que essa é uma prática muito comum e que deve ser abolida da cozinha. Recipientes de acrílico devem ficar longe do micro-ondas, principalmente pratinhos e copos de polipropileno usados por crianças.
Papel alumínioTambém está na lista de coisas não devem ser levadas ao micro-ondas. O perigo do aquecimento do metal vale também para o papel alumínio.
MetalA personal organizer explica que o metal também deve ficar longe do eletrodoméstico. A radiação emitida pelo micro-ondas pode causar um superaquecimento do produto, causando faíscas ou até mesmo uma explosão.
Louça com detalhes em dourado ou preteadoSegundo Ingrid, louças com detalhes em dourado ou prateado também não podem ser colocadas no aparelho. Decorados com tinta metalizada, o aquecimento dessa louça decorada pode gerar faíscas, além de danificar o material.
PlásticoDiferente do que muitos pensam, não é todo recipiente de plástico que pode ir ao micro-ondas. Produtos que contêm a substância Bisfenol-A (BPA) não podem ser usados para aquecer alimentos no micro-ondas. Contudo, segundo a especialista, nenhum tipo de plástico deveria ser colocado no eletrodoméstico. Ela explica que todos os alimentos que contêm traços de gordura, quando aquecidos, acabam desgastando a superfície do recipiente, o que resulta em acúmulo de bactérias nesses furinhos
IsoporDe acordo com Ingrid, o isopor também está na lista de itens proibidos quando o assunto é micro-ondas. Aliás, segundo ela, esse material não pode ser submetido a altas temperaturas independente do aparelho usado porque pode derreter e liberar substâncias prejudiciais à saúde.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.